Organização de Treino Desportivo

Gomes (1997) relata que para atingir o resultado desportivo de alto nível, devemos organizar o processo de treino em várias etapas, as quais mostram uma variedade de formas de organização do treinamento desportivo. Nesta proposta, para se atingir o objetivo principal, deve-se elaborar os programas de treino através de:

Treinamento de muitos anos
O nível atual de performance em competições atingiu um patamar, que só os atletas que se dedicam à atividade desportiva e correlatas durante muitos anos, possuem condições de um alto rendimento.
O processo de preparação de muitos anos significa o nível estrutural superior em que são planejadas as tarefas gerais que determinam a estratégia de consecução racional do alto nível desportivo.
Gomes & Teixeira (1997) dividem o processo de preparação em várias etapas:
1a Etapa: Preparação Preliminar nesta etapa os iniciantes treinam por volta de 150 a 300 horas anuais, sendo que o volume ocupa cerca de 75-90% do trabalho geral, ficando o trabalho específico/especial com 10-25%
2a Etapa: Especialização Desportiva Inicial — durante o ano são destinadas cerca de 300 a 360 horas de atividades. Sendo que os jovens dedicam de 50-75% do tempo total a preparação geral (volume) e de 25~50O/o a preparação especifica/especial.
3a Etapa: Especialização aprofundada os atletas (alto rendimento) utilizam de 600 a 1000 horas de treinamento anual e destinam a preparação geral de 25-50% e 50-75% a preparação especifica/especial.
4a Etapa: Resultados desportivos Superiores nesta etapa os atletas dedicam 1000-1500 horas ao treinamento integral durante o ano, dos quais 15-25% são atividades genéricas e 75-85% dedicados ao treinamento específico.
5a Etapa: Manutenção dos resultados durante esta etapa devemos priorizar o treinamento específico/especial que ocorre por volta de 85-90% do tempo total do treinamento, restando então de 10-15% para a preparação generalizada.
Para Platonov (1984), a proporção do trabalho anual informa os objetivos preferencialmente determinados sobre o processo de treinamento. Estes valores devem estar em conformidade com a modalidade praticada.
Na visão da maioria dos autores (Zakhorov,1992; Gomes,1996; Platonov,1984), os primeiros anos de preparação de muitos anos caracterizam-se predominantemente pelo aumento do volume do trabalho de treino. Com o passar dos anos, ocorre uma elevação gradual da participação do trabalho intensivo no tempo total de treino. Nas etapas iniciais este aumento pode representar até 30~40o/o do volume de treinamento, sendo que ocorre uma diminuição gradativa a medida que aproxima de um nível superior, representando 15-20% no aumento do volume e 6-15% na intensidade.

Ciclo Olímpico de Treinamento
Nas grandes potências mundiais no esporte, a uma constante preocupação com o bom desempenho das suas equipes e/ou atletas nos Jogos Olímpicos, que acontece a cada 4 anos. Baseado nesta afirmação, o Ciclo Olímpico de Treinamento está fundamentado na idéia de estruturação do processo de treino durante os quatros anos que separam uma olimpíada da outra. Como é comum, os atletas de alto nível ao terminar um ciclo olímpico, programam suas temporadas visando a próxima olimpíada, e para isso organizam uma série de macrociclos, ou seja, quatro temporadas de treinamento com duração de um ano cada, das quais distribuem as cargas de treinos e vão intensificando gradativamente a cada macrociclo com o objetivo de atingir na quarta temporada a melhor forma desportiva.

Macrociclo de treino
O macrociclo é o planejamento do treinamento das atividades dentro de um tempo pré estabelecido, que possibilite uma resposta fisiológica e morfológica das metas propostas.
Os macrociclos possibilitam possíveis mudanças e/ou adaptações dependendo das respostas morfo-flsiológicas apresentadas pelo atleta ao longo da planificação ou de possíveis alterações que possam ocorrer em relação a enfermidades, viagens, contratempos e outros.
Matveev (1981), apresenta um processo de desenvolvimento da forma desportiva dividida em uma seqüência de três fases: Aquisição, manutenção e perda temporária.
A temporada de treinamento (macrociclo) deve ser dividida em períodos, os quais permitirão que o treinador organize as cargas de treino e as controle.
Mesociclo de treino
É um período de treinamento que engloba uma seqüência ordenada de microciclos, caracterizando uma determinada estrutura organizacional dentro de uma periodização. Segundo Dantas (1995) os mesociclos possibilitam a obtenção de um resultado cumulativo das cargas utilizadas em cada microciclo e adequando-as à reação que o organismo do indivíduo é capaz de oferecer no transcurso do tempo.
Para possibilitar um melhor aproveitamento das cargas de treino e conseqüentemente, a preparação para os mesociclos posteriores, a duração dos mesociclos devem ser de 3 a 6 semanas.
O Mesociclo apresenta uma série de características que nos permitem classificá-lo:
Lugar do mesociclo no sistema de treino;
Tipos de microciclo que compõem o conteúdo do mesociclo;
Composição dos tipos de treinos aplicados no mesociclo;
Aplicação sistemática das cargas e sua dinâmica do mesociclo.
Microciclo de treino:
Representa um somatório de sessões de treinamento em um período normalmente utilizado de uma semana. O número de sessões em um microciclo varia de três a oito vezes, dependendo da condição física inicial do atleta e do objetivo do programa.
A distribuição das sessões ao longo da semana, depende do tempo disponível do atleta e do intervalo de recuperação. 
  

0 comentários:

Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ: 30.892.715/0001-67
Inscrição Mun.: 329.776-9

  ©FDSERJ - FEDERAÇÃO DESPORTIVA DE SURDOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo