Depto. de Saúde

quarta, 31 de outubro de 2012
Saúde Bucal  Odontologia Desportiva - O Esporte e a Saúde Bucal
Dra. Érika Sequeira
Cirurgiã Dentista
Os esportistas exigem muito do seu físico e por isto devem ter maiores cuidados com sua saúde e a saúde bucal não pode ficar fora deste conjunto.
A Odontologia, ciência que promove a manutenção de todo sistema estomatognático, começa a desenvolver uma nova área do conhecimento com grandes chances de crescimento e expansão: a Odontologia Desportiva.
Recente, ainda pouco conhecida e divulgada a Odontologia Desportiva não é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia e não é matéria oferecida na graduação, existindo apenas aulas e palestras extra-curriculares.
É uma área de atuação da Odontologia ligada à Educação Física que se propõe a oferecer aos atletas, profissionais ou não, cirurgiões dentistas com uma visão esportiva a fim de melhorar os seus rendimentos através da manutenção da saúde oral e prevenindo e/ou tratando possíveis lesões decorrentes das atividades esportivas.
Sua atuação se dá em clubes, academias, federações e confederações esportivas, trabalhando em conjunto com a medicina esportiva, fisioterapia, educação física, nutrição, fonoaudiologia, psicologia esportiva e outras áreas ligadas ao esporte.
Quem pratica esportes deve ter condições físicas adequadas para competir sem riscos ou diminuição do rendimento físico.
Entre outros objetivos da Odontologia Desportiva está garantir uma excelente saúde bucal ao desportista, detectando fatores prejudiciais a ele, como: respiração bucal, posicionamento dos dentes inadequados e administração de medicamentos com substâncias que possam causar doping positivo.
O rendimento de um atleta pode diminuir por vários motivos, entre outros, estão:
bulletMá oclusão - o que gera problemas de mastigação, podendo prejudicar a absorção dos nutrientes, assim como pode provocar desequilíbrios musculares e problemas na articulação têmporo-mandibular.
bulletDor e desconforto - que são suficientes para prejudicar o desempenho e a concentração. Uma simples dor de dente pode fazer a diferença em um prova decisiva.
bulletFoco infeccioso na boca - o que representa o comprometimento da saúde dos dentes (um canal aberto significa 17% de queda no condicionamento) e/ou no periodonto (gengiva e tecidos de sustentação) e de outros órgãos do corpo, espalhando-se através da corrente sanguínea, provocando risco para o coração, lesões nas articulações e dificuldade de recuperação em lesões musculares.
bulletRespiração bucal - o que representa um atleta que pode ter um rendimento físico 21% menor se comparado com um que respira pelo nariz.
bulletHábitos viciosos (roer unhas, ranger dentes) - abrasão e desequilíbrio.
Saiba mais... 





sábado, 29 de outubro de 2011
Você sente dores no calcanhar ao acordar ou pela manhã? Essas dores também são referidas ou agravadas durante os primeiros passos depois de permanecer por longo período sentado. Se a resposta for sim, você pode ter FASCITE PLANTAR, que é o tipo mais comum de dor no calcanhar. Pessoas com dor na região do calcanhar normalmente relatam um sintoma agudo em seu calcanhar, que pode se espalhar pelo o arco do pé. A fascite plantar se desenvolve gradualmente e não é caracterizada por dano estrutural, embora seus sintomas possam ser diminuídos com atividade, como andar ou pedalar, eles tendem a retornar ao final do dia e se não tratada, pode piorar com o tempo. Estimativas atuais demonstram 2 milhões de americanos essa disfunção por ano, e cerca de 10 da população terão dor no calcanhar em algum momento de suas vidas.
                Em um estudo realizado, 60 pacientes com dor no calcanhar foram submetidos a dois distintos tipos de tratamento. O primeiro realizou auto alongamento estático de panturrilha, plantar e tratamento fisioterapêutico para “Pontos de Gatilho”. Pontos de Gatilho são pequenos nódulos musculares que quando pressionados tornam-se mais dolorosos, enquanto o outro grupo realizou parcialmente o tratamento (alongamento de panturrilha). Os resultados demonstraram melhorias mais importantes no primeiro grupo de paciente. Este achado é importante porque sugere que as pessoas podem realizar uma abordagem que alivie seus sintomas em seu próprio domicílio, contudo é sempre importante ressaltar que é fundametal o acompanhamento de um profissional fisioterapeuta durante todo o processo de reabilitação, para prestação de maiores esclarecimetos do distúbio e orientação correta das tarefas domiciliares.
Segue abaixo as sugestões a serem realizadas por fisioterapeutas e pelo proprio paciente em seu domicílio:
1) Alongamento de Panturrilha. Posione um pé na frente do outro com no minimo 30 centímetros de distancia entre eles, incline para a frente e manter o calcanhar no chão, até sentir uma sensação de estiramento na panturrilha.Realizar esse primeiro trecho com a perna de trás reta e depois repeti-lo com o joelho dobrado, permanecendo por 30 segundos cada.

2) Alongamento Plantar. Enquanto estiver sentado, pegue a base dos dedos dos pés com uma mão e a borda do calcanhar com a outra, puxe-as de forma simultanea e realize movimentos oscilatórios suaves por 2 minutos.
3) Liberação de ponto gatilho. Apalpe a panturrilha e quando perbecer um ponto rígido ou doloroso precione firmemente por 3 minutos, essa manobra é dorolosa no primeiro minuto e os sintomas vão diminuindo a partir do segundo minuto. 



Leia mais...
Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ: 30.892.715/0001-67
Inscrição Mun.: 329.776-9

  ©FDSERJ - FEDERAÇÃO DESPORTIVA DE SURDOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo