Odontologia Desportiva

O mau rendimento do atleta pode estar relacionado a saúde bucal

Através de recentes estudos, cada dia a mais se sabe que para um atleta ter um bom desempenho, seja ele profissional ou amador, é necessário uma harmonia da saúde de todo o corpo, inclusive da boca. A odontologia desportiva visa tanto reabilitar a saúde oral do paciente-atleta quanto prevenir possíveis interferências no desempenho em atividades físicas.



Problemas bucais como cáries, gengivite, periodontite, necessidade de tratamento de canal, dores nos músculos e articulações relacionadas à mastigação, má-oclusão e desalinhamento dos dentes afetam o rendimento do atleta. As cáries, problemas gengivais e outras contaminações bacterianas agravam o quadro sistêmico do paciente, uma vez que estas bactérias, quando na circulação, afetam à longa distância outros órgãos e regiões. Sabe-se de alguns atletas que apresentavam constantes lesões musculares e estas se relacionavam ao alto índice de bactérias apresentado na circulação, as mesmas encontradas em contaminações bucais.


Além disso, ao apresentar algum distúrbio que não deixe o atleta 100% focado na atividade física que está fazendo, há queda do rendimento, pois a atenção que deveria ser dada exclusivamente aos movimentos e raciocínio lógico no momento é dividida com dores e outros desconfortos.


A ausência de um dente, a má posição de um dente ou até mesmo um contato inadequado de um dente interfere no equilíbrio e pode afetar a respiração do atleta, alterando sua capacidade física.


Além disso, é importante prevenir fraturas dentais ou ósseas em esportes de contato. Para isso, o uso de protetores bucais é essencial. Esse protetor bucal tem uma eficiência ótima quando é feito sob medida, ficando corretamente adaptado à arcada dentária e tecidos adjacentes aos dentes, e não causando nenhum desconforto ao paciente-atleta.


Portanto, a prevenção de problemas bucais e a saúde oral devem ser medidas essenciais para os atletas que buscam o máximo de rendimento.


Fonte: http://sirolliodontologia.com.br/blog/

0 comentários:

Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ: 30.892.715/0001-67
Inscrição Mun.: 329.776-9

  ©FDSERJ - FEDERAÇÃO DESPORTIVA DE SURDOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo